quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Onde foram parar os ideais?

Sempre foi característica dos jovens o entusiasmo e a vontade de mudança. Em vários momentos históricos, a juventude esteve à frente da construção de um mundo mais humano e feliz. Mas, com todo o esvaziamento de ideais que se deu no século XX, o que restou para muitos foram a alienação e o consumismo. Por incrível que pareça, o sentido da humanidade passou a ser o dinheiro e o consumo! Para preencher o vazio existencial, consome-se em excesso. Graças à tecnologia, uma quantidade imensa de bens materiais está a nossa disposição. Entretanto, comprar e consumir não satisfaz a busca do ser humano por um sentido.
As pessoas ganham dinheiro e consomem (pelo menos as que não são excluídas desse mecanismo injusto), mas nunca houve tanta solidão, insatisfação e infelicidade. É claro que há um consumo necessário á vida, mas a sociedade atual criou muitas necessidades que, no fundo, são dispensáveis.

Os ideais que fazem sentido

Sobre o sentido da vida, o físico Albert Einstein escreveu: Tem um sentido a minha vida? A vida de um homem tem sentido? Posso responder a tais perguntas se tenho espírito religioso. Mas, “fazer tais perguntas tem sentido?” Respondo: “Aquele que considera sua vida e a dos outros sem sentido é fundamentalmente infeliz, pois não tem motivo algum para viver” (Albert Einstein. Como vejo o mundo. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1981).
Do ponto de vista das religiões, o ser humano se esqueceu de que a felicidade está num mundo mais fraterno e não apenas no consumo obsessivo de bens materiais. Na verdade a vida nada mais é do que o amor a Deus ou a um ser superior, o cultivo de si mesmo e a bondade para com todas as criaturas. Somente quando nos harmonizarmos espiritualmente, a felicidade habitará nosso coração. Quando isso acontecer, conseguiremos construir o sonhado mundo de justiça, solidariedade e amor. Também para Sócrates o sentido da vida está na busca da divindade, no autoconhecimento e na bondade.
Para a maioria das religiões, o sentido da vida não está em ter determinadas coisas, mas em ser melhor e mais humano. Quais são os nossos ideais? O que buscamos construir na vida? O que fazemos por nossos semelhantes? Como buscamos Deus? Como assumimos nossa responsabilidade diante do mundo? O que somos na verdade?Recuperar os ideais do amor. De cuidado para a humanidade e a natureza, de paz e justiça, de fraternidade e liberdade é tarefa que cabe a todos Minimizar a dores do próximo e as misérias humanas, lutar por um mundo mais feliz. Assumir nossas responsabilidades para com Deus e a humanidade são os verdadeiros antídotos para os males humanos e a sensação de vazio que toma conta dos que perderam o sentido da vida. Referência Bibliografica: (INCONTRI, Dora; BIGUETO, Alessandro C. Todos os jeitos de crer: ensino inter-religioso. São Paulo: Ática, 2005.)
Atividades:
1- Responda as seguintes questões:
a) Baseando-se nas afirmações presentes neste texto, bem como nas informações contidas no texto "Qual é o sentido da vida? (lido em sala de aula)", pergunta-se: como podemos explicar o aumento do indice de depressão e angústia em meio a tantos benefícios provenientes desse forte desenvolvimento científico e tecnológico ocorrido nos últimos anos?
b) Na sua opinião, a forma como os jovens estão buscando sentido para suas está contribuindo para o aumento da violência? Justifique.

19 comentários:

  1. a) Pois com essa evolução, o homem criou muitas coisas ruins para si mesmo, como armas, bombas, acabou gerado miséria e um mundo pior, pois algumas não acreditam mais em Deus e acabavam sendo levadas para o mau caminho, como um exemplo, a droga, sem motivo para estarmos melhor.
    b) Alguns jovens buscam alguns ideias bons, as vezes apenas para si mesmo, sem contribuir para todos estarem bem. Ou muitas vezes não buscam nenhum sentido para sua vida, isso acaba fazendo-os infelizes, e nesses casos tornam-se pessoas ruins, que muitas vezes usam drogas, utilizam a violência, se afastam da igreja, matam seus famíliares e acabam estragando sua vida para sempre.

    ResponderExcluir
  2. Felipe Hanel Dias
    A)A drepreção e a angustia vem com as coisas tecnologiacas, com isso o homem tem que ter mais responsabilidade sobre as coisas, com mais responsabilidades menos tempo nos temos para descansar e curtir a vida.
    B)Sim e Não. Sim pois alguns jovem procuram o sentido da vida nas violencia, nas drogas. Não pois outros buscan o sentido da vida na profisão, no trabalho, nos amigos e etc.

    ResponderExcluir
  3. Série:7ª
    Nome: Bernardo e Luiz

    a)Antigamente nada existia para guardar. esse aumento se deve a ansiedade e o stress.
    b)Sim, pois os jovens de hoje estão cada vez mais violentos e estão também com menos vontade de estudar

    ResponderExcluir
  4. 1-A) O amor dá sentido às nossas vidas, tal como a amizade, ou a arte, ou a crença em Deus. São fatores de felicidade, de paz interior, de harmonia, que suportam as nossas existências.

    Mas há o outro lado. Há a crueldade do mundo, a dor, o mal, para já não falar da morte. Eles são tigres escondidos, emboscados e prontos a atacar os indefesos, para usar uma imagem presente nas escrituras budistas. Eles podem ser factores de infelicidade, geradores de falta de sentido da nossa vida. A depressão se faz pelo excesso de trabalho ou muito estres no seu trabalho.

    B) Sim porque muitas vezes esse sentido pode ser as drogas a violencia, mas outros também se esforssam para ter uma vida boa trabalham.

    ResponderExcluir
  5. Nome:Amélia Maria Basso Bilhar, Débora Medeiros Costella, Larissa Bianchini, Mônica Manica.
    7ª série


    1) Na nossa opiniao, esse fator pode ser explicado devido a muitos motivos. Entre eles, a pressão exercida pelos padroes tanto esteticos como intelectuais exigidos pela sociedade; A falta de tempo que gera estress, a depressão, a angustia, devido a pouca, ou nenhuma comunicação(entre pais e filhos...) e de espressão enfrentada no cotidiano.


    2) Sim. Porque muitos buscam sentido para sua vida em vicios que os levam à ruina, à fatalidade. Drogas, prostituição, alcoolismo, pedofilia, vandalismo, são algumas das principais causas deste desvirtuamento de conduta dos indivíduos.Emoções decontroladas, pressão intelectual, física, ou psicológica, geram vários problemas psiquiatricos (esquizofrenia, depressão, estress...). Deste modo é possível concluir, que apesar do meio influenciar extremamente no comportamento dos jovens da atualidade, a família tem extrema importância para definir o caráter de seus integrantes, mas seu apoio é fundamental para o adolescente reverter sua situação -caso esteja envolvido com entorpesentes... - e voltar para o bom caminho.

    ResponderExcluir
  6. Laura, Júlia e Rafael B.28 de agosto de 2009 às 06:35

    1-
    a)Deveríamos estar felizes, pois foram criados para o benefício da humanidade. Porém, por exemplo, os telefones. Aqueles que o ouvem tocar várias vezes ao dia acabam se estressando. Além disso, os carros. Criados para fácilitar o transporte, hoje causa depressão. Mas é claro que nem tudo é tão ruim assim, mas talvez a técnologia tenha gerado mais problemas hoje em dia do que benefícios.
    b)Sim. Os jovens de hoje são muito mais rebeldes do que antigamente, sempre procurando coisas novas por culpa de suas curiosidades, acabam por se perderem em caminhos obscuros, onde se deparam com drogas, alcóol e violência.

    ResponderExcluir
  7. 1) Isso ocorre devido ao fato do aumento das pressões psicológicas sofridas nos últimos tempos.As pessoas então com mais responsabilidades e mais preocupações, a pressão de um mundo agitado e as vezes até injusto afetam as pessoas de muitas formas... pessoas criando e descobrindo coisas para o mau dos outros, drogas, armas...Com isso vem a angustia da familia e amigos.E em meio ao mundo tecnológico , que uns tem muito e outros tão pouco, está comprovado que todas as pessoas sofrem de algum mal psicológico, a desigualdade social também afeta, como roubos mortes e muitas outras coisas.

    b) Sim pois, muitos jovens de hoje em dia estão se corrompento com escolhas erradas, como drogas, crime, ou até rebeldia em casa, que de todas as maneiras afeta as pessoas.

    ResponderExcluir
  8. a)pois com essa mudança os humanos começaram a coisas muito ruins para a propria vida deles como armas de fogo, bombas. com o uso desses objetos o muindo começou a entrar em depressao e a pobreza começou a se proliferar, entao as pesoas começaram a perder a fé de deus
    e entraram em caminhos escuros, como as drogas e etc...
    b)Alguns jovens buscam alguns ideias bons, as vezes apenas para si mesmo, sem contribuir para todos estarem bem. Ou muitas vezes não buscam nenhum sentido para sua vida, isso acaba fazendo-os infelizes, e nesses casos tornam-se pessoas ruins, que muitas vezes usam drogas, utilizam a violência, se afastam da igreja, matam seus famíliares e acabam estragando sua vida para sempre.

    ResponderExcluir
  9. a)A drepreção e a angustia vem com as coisas tecnologiacas, com isso o homem tem que ter mais responsabilidade sobre as coisas, com mais responsabilidades menos tempo nos temos para descansar e curtir a vida.
    b)Sim e Não. Sim pois alguns jovem procuram o sentido da vida nas violencia, nas drogas. Não pois outros buscan o sentido da vida na profisão, no trabalho, nos amigos e etc.
    Junior 8° série

    ResponderExcluir
  10. A) Há consumos que são necessários para a vida como saúde, comida, roupas,etc. mas a sociedade criou muitas necessidades que não precisamos, que são dispensáveis para nossa vida, mas mesmo assim a sociedade não abre mão de querer ter essas coisa.

    B) Sim, a forma como eles procuram o sentido na vida contribui muito para a violência. Pois eles buscam o sentido da vida nas drogas, na bebida, nas brigas, sempre querem ser melhor que os outros, etc. A sociedade está faznedo isso pois muitas vezes não conseguem o que querem e por isso ficam revoltados.

    ResponderExcluir
  11. Felipe Zanatta
    1- as pessoas querem os bens materiasis pois a sociedade esige e para aclcansar isto as pessoas so pensam em trabalhar e assim elas perdem a vida pelo trabalho e se veem presas nesse trabalho.

    2-em alguns casos s pois muitos jovens tem tudo e n veem grassa na vida entao buscao nas drogas o sentido e quando estao dopados fazem loucuras pois estao fora de si

    ResponderExcluir
  12. Nome: Guilherme Serie: 8ª
    1-
    a) "O sentido da vida é buscar o seu ideal". As pessoas deveriam estar felizes por esses beneficios mas por serem muitas fezes "faceis" muitos não dão valor, apenas quando perdem.

    b) Sim, pois muitas vezes as pessoas ficam sem emprego, comida, dinheiro, familia, eles vão atraz de algo mais facil como o roubo, concequentemente aumentando a violencia.

    ResponderExcluir
  13. Ingrid Girardi, 8ª série

    1-
    a) As pessoas estão sem tempo para aproveitar o lado bom da vida, elas tem as novas tecnologias mas não tem o tempo que as pessoas antigamente tinham para vivê-las, por isso estão ficando deprimidas e angustiadas, com uma vida tediosa, e nem aproveitam os dias que tem nem para conversar e brincar com os filhos.

    b) Sim, como os pais não estão em casa para ensinar os valores certos da vida, os jovens estão buscando apoio em más companhias e começam a roubar e praticar violência, geralmente para comprar drogas.

    ResponderExcluir
  14. 1- a)Hoje em dia, a vida é uma correria. As pessoas não tem tempo para nada, trabalham sem parar, não tem tempo para a familia e não podem aproveitar todas as técnologias que hoje temos acesso. Dessa forma, acham que a vida não tem mais sentido, perdem a fé em Deus, assim escolhem o caminho errado.

    b) Sim. Os jovens para serem boas pessoas, precisam de uma família estruturada, o que normalmente não tem. A familia é a base de tudo, mas nem sempre, poruqe muitas vezes o jovem se desvia da familia. Assim, acabam indo atras das drogas, da violencia e desperdiçam sua vida.

    ResponderExcluir
  15. pedro borgo 8° série

    a)Pois com essa evolução, o homem criou muitas coisas ruins para si mesmo, como armas, bombas, acabou gerado miséria e um mundo pior para todos.

    b)Sim, pois os jovens de hoje estão cada vez mais violentos, cada vez mais preguisosos, não querem nem saber mais das aulas, etc.

    ResponderExcluir
  16. Henrique

    a) Deveríamos estar felizes, pois foram criados para o benefício da humanidade. Porém, por exemplo, os telefones. Aqueles que o ouvem tocar várias vezes ao dia acabam se estressando. Além disso, os carros. Criados para fácilitar o transporte, hoje causa depressão.

    b) A maioria das vezes sim, porque os jovens acham que matando e se drogando vão chegar em algum lugar, mas não vão! Mas ainda bem que existem aqueles que buscam um futuro estudando e se esforçando para a vida!

    ResponderExcluir
  17. valquiria 8ª
    a) O mundo mudou muito hoje em dia ninguem tem tempo mais para nada , esquecem dos amigos e entram em depressão.

    b)Os jovens são autores da violência em alguns casos já em outros casos eles são apenas vítimas! Que normalmente, as famílias não dão suporte aos jovens que acabam indo para o lado das drogas.

    ResponderExcluir